VELHOS TEMPOS

Por Morgana Beatriz Schuh

Cadernos, livros, estojo, mochila... Adolescentes, amigos, brincadeiras, recreio, jogos. Os tão aproveitados tempos de escola. Que saudade! Não há como deixar de sorrir quando relembramos fatos de nossa infância, em um dos locais mais importantes de nossas vidas, onde começamos a nos inserir na sociedade e estabelecemos nosso lugar.

Na semana passada o Colégio Alberto Torres, de Lajeado esteve envolvido na 29ª edição da gincana, GEAT, a qual fizemos a cobertura e acompanhamos de perto todas as tarefas, a adrenalina que predominava, e a emoção de vencer. No sábado pela manhã ocorreu o encerramento, e fomos conferir de perto e acompanhar o anúncio das equipes vencedoras.

Não posso dizer que não me emocionei. A esperança predominava no rostinho de cada estudante. Alegria de ter participado mesclada com a tristeza do evento já ter terminado. Por mais que nem todas as equipes possam alcançar o 1º lugar, todas saíram de lá como vencedoras. Vencedoras porque nota-se nitidamente na face de cada criança, de cada adolescente, a satisfação por ter participado. A alegria por ter feito novos amigos, a união que estava representada em muitos momentos.

Apesar de muitas lágrimas terem vindo à tona, com o anúncio do 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º lugar, saí de lá com a certeza de que faria de tudo para poder reviver pelo menos alguns momentos de meus tempos de escola.

Recordo-me que participava de todas as equipes (enfiada eu, hehe) desde vôlei, futebol, handebol e até me arrisquei no atletismo: corri 4 km. (jura que faria isto hoje). Eram campeonatos municipais, Jergs... de tudo. As aulas eram pela manhã, e claro que à tarde eu estava novamente no colégio para treinar. Ooo vidão. Todos os dias pela manhã nos reuníamos e comentávamos das novelas. Vou confessar, olhava Chiquititas, mas só até a 2ª temporada. hehehe. Sem falar nas brincadeiras, nos cursos. A escola era maravilhosa. Comentávamos dos professores não tão bons, e aqueles que admirávamos muito.

Sem falar na dita fase de ficar. Eram alunos escondidos nos lugares mais prováveis de serem encontrados, porque no meu tempo, as diretoras proibiam. Aquele menino era gatinho...hum... e todas comentavam. O mesmo acontecia com eles, os meninos.

Por ter mudado de cidade, meu Ensino Médio não foi na mesma escola em que estudei nos primeiros anos. Tive que deixar meus amigos, e com muitos perdi o contato. Mas construí grandes amizades na nova escola. Aproveitei. No entanto, os momentos mais nítidos em minha memória são do Ensino Fundamental, pois foi neste período que estabeleci meu espaço. Foram os momentos mais divertidos e intensos. Na realidade, foi minha infância.

Sapatas, brincadeiras de rodas, pegbol, caçador... Conversas de crianças, matérias de português, matemática, química, física, educação artística... Bons e maravilhosos tempos. Ahh, como é bom relembrar os Velhos Tempos de Escola. É bom pararmos as vezes e relembrar, ver como fomos felizes nesta época.

Fica aqui mais uma vez, uma dica: Quando estiver desanimado e triste: Pare, pense, relembre! Com certeza, um sorriso vai sair de sua face.

0 comentários:

Postar um comentário