CASQUINHA DE OVOS?

por Dani Mallmann


Primeiramente uma feliz Páscoa o todos vocês, queridos leitores. Segundamente, tenho que expressar minha dúvida. Não entendo o que está acontecendo. Há cerca de duas décadas, pouco me lembro, mas tenho a certeza de que a comemoração de Páscoa era, vamos dizer, um pouco distinta da de hoje em dia.

Na minha ‘doce’ infância, o coelhinho invadia minha casa as escondidas durante a noite, sim eu sei, parece o Papai Noel, mas o meu coelhinho fazia isso, enfim, continuando... durante a noite e escondia meus ninhos pela casa. Na manhã de Páscoa era aquela correria para encontrar logo o cesto, com papel celofane colorido e palhas afofando mil delícias, de marca nenhuma. Chocolates caseiros, apetitosíssimos enchiam minhas vistas e minha barriga é claro.
Sem falarmos na festança do domingo de Páscoa, parentes de todas as partes enchiam a casa, primos, tias, avós. Tudo para comemorar a Ressurreição de Cristo, claro isso era um detalhe. O que importava eram as famílias reunidas, as crianças comendo os amendoins que recheavam as casquinhas de ovos. Claro, sabemos que não era o amendoim o que mais interessava, mas sim esvaziar a casquinha para quebrar na cabeça dos outros, oh diversão saudável...

Mas agora me pergunto. Isso ainda acontece? A comemoração da Ressureição de Cristo é fato. Família reunida, acredito que nem todos tenham tempo para se reunirem em uma só casa. Coelhinho escondendo os ninhos, vamos combinar, que baboseira, vejo as próprias crianças no supermercado escolhendo os chocolates que querem e a maneira que querem o seu ninho. Que a propósito, não deve mais ser enfeitado com um mero papel celofane e sim com um urso de pelúcia em forma de coelho no canto do cesto. Sem falar nos chocolates... caseiros... Deus o livre, tem que ser do Ben 10, Pucca, Barbie ou eu sei lá mais o quê. E claro a casquinha de ovos com amendoim, (casquinha de que?) pois é, não existe mais. E se existem, são de plástico, mais prático para as mães, e totalmente sem graça para as crianças. Que diversão tem, comer o amendoim e não poder quebrar as casquinhas? Se bem que um amigo meu me contou outro dia, que a avó dele pedia as casquinhas de volta, para usar no próximo ano. PUUUTZ...

Mas agora me dou conta, as crianças nem querem saber dessa tal casquinha de ovos que eu não paro de citar. Como eu gostava delas...Os pequenos hoje, não querem saber nem se quer do ovo de chocolate em si, mas sim do brinde que vem dentro. O chocolate pouco importa, coelho da Páscoa, grande coisa. E lá se vai a magia da Páscoa, esmagada por uma era de modernidade e consumismo sufocante.

Concluindo, a Páscoa virou comércio. Assim como o Natal ou qualquer data que comemorávamos apenas, simbolicamente. As lojas se enchem de artigos de coelhos, os mercados de chocolates caríssimos, os comerciantes de dinheiro. Que atualidade mais sem graça e amarga!

Mas particularmente, continuo acreditando na magia da Páscoa, reunindo o que for possível, comemorando do jeito que dá, e desejando que dê tempo de contagiar meus herdeiros, com a fantasiosa Páscoa que me contagiou quando criança.

Para aqueles que mantêm a tradição da antiga Páscoa, meus parabéns. Para todos os demais, uma feliz Páscoa igualmente. E eu meus caros, espero que meu desejo de contágio não seja único.

6 comentários:

Fernando machado disse...

Não só a pascoa como natal e tantas outras datas que talvez um tempo atraz eram mais importantes e menos comerciais.
Sorte nossa que aproveitamos isso e temos como lembranças de momentos, qndo ser feliz era mais facil e menos rotulado.
@nandoando

Beto disse...

Meninas!!! Para os próximos "posts" sugiro melhorarem a construção das frases e prestar atenção na pontuação! Sucesso à iniciativa.

Bruna R. disse...

Dani! Adorei...
Não só o fato de tu ter escrito uma crônica muito interessante, mas também por ter me feito lembrar da "graça" que era quando chegava a Páscoa e eu ajudava a pintar as tais casquinhas de ovos! hahaha muito bom!
Sucesso nos proximos posts.. vou dar uma passadinha aqui sempre!
Quanto aos erros de pontuação dos comentários, é só um detalhe! heheh
Beijão e Feliz Pascoa! :D

Felipe Fernandes Horn disse...

Eu? Coadjuvante no post? To bem hein!
Quem não tá bem é a páscoa mesmo... Quando eu era menor, sempre havia toda essa preparação também, como a Dani citou no post. Mas eu sempre dizia que não ligava pra isso, até o momento em que de um ano pra outro começou tudo a sumir, como se todos tivessem sem vontade, como se tivessem parado de fazer sua parte para ter um evento legal entre a família. Essa alias que também começa a se espalhar... alguns faltam uns dias outros faltam outros e assim vai indo.
Isso fez eu perceber que essas coisas tinham valor sim, talvez não pelos enfeites e tudo mais, mais pelo espírito alegre que todos tinham de se esforçar para se reunir.

Belo assunto Daniela! E como digo, críticas construtivas são ótimas. Mas melhor ainda é saber comentar o assunto!

@felipfernandes

Beto disse...

Exato, Felipe... crítica construtiva. Afinal, as "donas" do chá são, ou serão, jornalistas. Quanto a comentar o assunto, vai da vontade de cada um! Repito... sucesso à iniciativa!

Felipe Fernandes Horn disse...

Certíssimo! Ok então, espero que elas sigam sua pequena crítica e deixem o blog melhor do que já está, pois de resto está tudo perfeito!

Grande abraço!

Postar um comentário